Drs. Daniel Sigulem e Nestor Schor


Eficácia da terapia com ácido fólico na prevenção primária do AVC (acidente vascular cerebral – derrame) em adultos com hipertensão na China.

21/03/2015 12:16

Os pacientes hipertensos com idades 18-75 anos, sem prévia história de “derrame” foram divididos em dois grupos para receber, de forma aleatória em tratamento duplo cego (o paciente e o médico desconhecem o conteúdo da medicação), uma única pílula contendo 10 mg de enalapril e 0,8 mg de ácido fólico (n= 10.348) ou uma pílula contendo apenas 10 mg de enalapril (n= 10.354).

Os resultados do estudo após 4,5 anos mostraram que em adultos com hipertensão na China sem histórico de acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio, o uso combinado de enalapril e ácido fólico, em comparação com enalapril sozinho, reduziu significativamente o risco de acidente vascular cerebral. Estes resultados são consistentes com os benefícios do uso de ácido fólico entre adultos com hipertensão e baixos níveis de ácido fólico de base.

http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=2205876

Nosso comentário: O ácido fólico, que é a vitamina B9, tem como principais fontes a levedura de cerveja, feijão, lentilhas, tomate, cogumelo, brócolis e espinafre.Como são raros os casos de intoxicação por ácido fólico, nos parece que os pacientes hipertensos tomando bloqueadores de enzima de conversão (renitec, captopril, enalapril etc.) devem se beneficiar com a suplementação de ácido fólico.

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!