Drs. Daniel Sigulem e Nestor Schor


Dicas para Hidratação! - Quanto devemos ingerir de água?

04/05/2015 13:54

O indicativo que devemos beber 8 copos de água por dia é muito discutível já que esta exigência  depende de vários fatores, conforme a National Kidney Foundation dos EUA (https://www.kidney.org/content/6-tips-be-%E2%80%9Cwater-wise%E2%80%9D-healthy-kidneys). Dentre estes fatores devemos incluir que existe uma variabilidade individual muito grande, dependendo da idade, do clima onde reside, da intensidade do exercício realizado, da presença de gravidez, amamentação ou doenças etc.

Cerca de 60-70% do nosso corpo é composto de água e esta é necessária para que os rins eliminem as toxinas e resíduos do metabolismo na forma de urina. A água é necessária para manter o volume sanguíneo que é responsável por “entregar” não só o oxigênio para os tecidos/células, mas também por nutrir todo o nosso organismo. Mesmo em situações de pequenas desidratações já podemos sentir cansaço, perda de várias funções cognitivas como os atenção, reflexos motores  e disposição física.

Dicas para a hidratação adequada:

1-     1- Não existe regra da quantidade necessária de líquidos a serem ingeridos. Trabalhos indicam que em média, os homens necessitam de beber 13 copos (3 litros) e as mulheres 9 copos (2,2 litros) diariamente para uma hidratação adequada.

2-     2- Na presença de insuficiência renal avançada, com dificuldade de formar urina, deve haver restrição da ingestão de líquidos conforme a situação da doença.

3-    3-  Por outro lado, se houver excessiva ingestão de líquidos ( como em esportes de elevada performance, maratonistas por exemplo), pode ocorrer diluição de sódio do sangue e provocar uma situação perigosa, a hiponatremia.

4-     4- A maioria das pessoas devem beber água ou outros líquidos, não açucarados (sucos, por exemplo) para saciar a sede e manter a urina com a cor amarela clara ou incolor. Se a urina estiver amarela escuro, indica falta de líquidos e devemos urinar em torno de 1,5 litros (6 copos) por dia, em média

5-   5-A água previne a formação de pedras e de infecção urinária. Pedras de rins se formam a partir de cristais e se diluídos podem ajudar eliminá-los assim como as bactérias eventuais do trato urinário.

6- Ingestão de líquidos adequadamente ao ingerir medicamentos e quando for submetido a exames que usam contraste radiológico previnem agressões renais.

 

Devemos lembrar que se os rins eliminam toxinas e vários resíduos do nosso metabolismo, se eles tiverem diluídos irão agredir menos o tecido renal.

—————

Voltar